Federação Internacional da Diabetes destaca trabalho da APDP

Federação Internacional da Diabetes destaca trabalho da APDP
Dezembro 8, 2017 Joana Leitão

A comunidade internacional da diabetes esteve reunida no Congresso da Federação Internacional da Diabetes (IDF), que decorreu no início de dezembro de 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Este ano, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) viu reconhecido o seu trabalho naquele que é o maior evento mundial na área da diabetes, através:

  • da renovação do seu certificado internacional como centro de excelência em cuidados de diabetes;
  • da eleição do seu presidente, José Manuel Boavida, para o board da IDF Europa;
  • e da atribuição do galardão Lifetime Achievement Award ao presidente da Fundação Ernesto Roma, Luis Gardete Correia.

O programa científico do Congresso 2017 da IDF foi organizado em 160 horas de sessões com 300 oradores, especialistas nas mais diversificadas vertentes da diabetes, nomeadamente ciência básica e clínica, complicações da diabetes, pé diabético, a diabetes na sociedade e na cultura, a diabetes em mulheres e crianças, educação terapêutica e cuidados integrados, epidemiologia e saúde pública, entre outras.

À margem do Congresso, José Manuel Boavida, comenta que «apesar das nossas recentes conquistas, a diabetes continua a ser um problema global muito significativo. Em todo o mundo, em 2011, a cada 7 segundos uma pessoa morreu de complicações derivadas da diabetes. Seis anos depois, apesar do aumento do conhecimento, das novas diretrizes, recomendações clínicas e terapias, uma pessoa morreu a cada 8 segundos por causa da diabetes. Todos concordamos na urgência de encontrar soluções globais que travem o “tsunami” da diabetes. A APDP prossegue esse caminho, o da melhoria da atenção e dos cuidados, da educação e do acompanhamento, sem esquecer o da prevenção! E é com muito orgulho que verificamos que a APDP continua a ser um exemplo para a comunidade internacional que se preocupa com a diabetes».

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*