O projeto europeu JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle) publicou, em 2015, um relatório sobre boas práticas na promoção da saúde e prevenção primária de doenças crónicas. O “Projeto de Intervenção para a Prevenção e Rastreio da Diabetes em Populações Vulneráveis da Grande Lisboa”, da Fundação Ernesto Roma, foi um dos exemplos portugueses apresentados.
Implementado entre 2008 e 2014 na Área Metropolitana de Lisboa, esta iniciativa teve como objetivo a promoção da saúde em comunidades vulneráveis, tendo em vista a melhoria da equidade no acesso aos cuidados de saúde, focalizando a sua ação na prevenção e no rastreio da diabetes.
Financiado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o projeto permitiu identificar grupos de risco acrescido de desenvolver diabetes, detetar pessoas com diabetes não diagnosticada e encaminhá-las para os sistemas de cuidados de saúde, bem como formar profissionais da área da saúde e da ação social, para questões específicas no contexto do combate à diabetes.
Uma equipa da Fundação Ernesto Roma deu suporte à implementação da intervenção e da formação, enquanto profissionais de saúde da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) apoiaram a realização de testes de tolerância oral à glucose às pessoas identificadas com risco acrescido, para confirmação do estado glicémico atual.
No conjunto de pessoas identificadas (1959) com risco acrescido, foi possível detetar casos de diabetes não diagnosticada em cerca de 20% dos que aceitaram realizar a prova de tolerância oral à glucose. Por último, os resultados obtidos permitiram mostrar que o agravamento do perfil de risco ocorre mais cedo nas populações vulneráveis de baixo rendimento económico.
O JA-CHRODIS é uma iniciativa desenvolvida por um consórcio europeu composto por 13 países, tendo como principal objetivo a prevenção de doenças crónicas e a promoção do envelhecimento saudável. Em Portugal, são entidades parceiras associadas a APDP, a DGS e o Instituto Ricardo Jorge, sendo o consórcio Ageing@Coimbra parceiro colaborador.