Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Museu do Pão, no dia 2 de Fevereiro foi inaugurada a Cozinha da Escola da Diabetes permitindo iniciar cursos de culinária saudável, que têm como objectivo ajudar as pessoas com Diabetes e os seus familiares a saber planear as refeições, ensinar a identificar os alimentos mais saudáveis, a avaliar as suas porções aconselhadas e a confeccioná-los da maneira mais apropriada. A reportagem da SIC mostra a cozinha em movimento.
A «Cozinha dietética APDP/Pão São» é um projecto que vem dar continuidade ao trabalho de Ernesto Roma, fundador da APDP, que desde cedo promoveu o estudo da nutrição e dos alimentos, ao fundar a Sociedade Portuguesa de Gastronomia que funcionou na associação até à década de 70. Nessa altura foi instalada uma cozinha dietética para experimentação, treino e formação dos técnicos de saúde que assistiam os doentes, bem como para formação de pessoal para o exterior.
Educar para uma alimentação correcta é uma forma importante de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da pessoa com diabetes. Com a inauguração «Cozinha dietética APDP/ Pão São», ampla e dotada de todas as condições necessárias, está concluída mais uma etapa no projecto da Escola da Diabetes.