Mais de 100 pessoas rastreadas em Óbidos

Novembro 5, 2010 admin

No dia 5 de Novembro de 2010, a Fundação Ernesto Roma, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Fundação AstraZeneca e a Câmara Municipal de Óbidos realizaram, no Concelho de Óbidos, rastreios gratuitos à diabetes, a que se seguiu uma conferencia destinada à população local para promover o debate sobre a diabetes, os seus riscos e meios de prevenção. A adesão foi grande e o debate muito participado. Os rastreios decorreram nos Centros de Saúde de Óbidos e da Amoreira e na Unidade de Saúde Móvel que esteve no Sobral da Lagoa e na entrada da Muralha.

Estas acções de rastreio consistiram na aplicação da Ficha de Avaliação do Risco de Desenvolver Diabetes. Foram rastreadas 116 pessoas, sendo 58% mulheres e 42% homens com uma idade média de 62 anos. Através da avaliação do peso, altura e do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) verificou-se que 83% da população avaliada tinha excesso de peso. Em quase 90% identificou-se acumulação de gordura a nível abdominal, correspondendo a uma elevada prevalência de obesidade central que está associada a um maior risco de desenvolver diabetes. No global, quando avaliado o risco de desenvolver diabetes, 10% da população apresentou risco baixo, 33% risco ligeiro, 20% risco moderado, 28% risco alto e 9% rico muito alto.

Comments (0)